Espiritualidade do Coração de Jesus

Ir Neli Faccin, ascj

Sagrado Coração de Jesus

Falando em espiritualidade do Coração de Jesus, tocamos no Mistério do amor infinitamente misericordioso do nosso Deus que se revela em Jesus. Do lado aberto de Jesus Cristo jorram sangue e água, que reconhecemos ser a Igreja que nasce do lado aberto pela lança, e o Espírito Santo que é derramado sobre nós. A porta que se abriu com esta ferida, nunca mais se fechou ou fechará, pois por ela podemos entrar e sair do Coração de nosso Deus sempre e quando quisermos (cf Jo 10,9).

Assim, surgem na Igreja muitas e diferentes espiritualidades, porque diferentes são as percepções e os sentimentos que brotam da escuta da Palavra de Deus e das experiências da misericórdia, do amor, da ternura de Deus que fazemos em nossas vidas. A espiritualidade do Coração de Jesus, ou a espiritualidade do Coração, ou a espiritualidade do Lado aberto, ou a espiritualidade do Amor, como queiramos chamar só tem um endereço: o Coração aberto por amor de nós, o Coração que se deixou ferir para nos salvar, para nos resgatar do pecado e tornar- nos filhos amados do Pai, lavados e purificados no Sangue da Divina Misericórdia do Redentor.

A espiritualidade do Coração de Jesus, escreve Andrea Tessarolo, é “um modo de ser”, um “clima interior habitual” que caracteriza todas as nossas atitudes, avaliações e opções de todos os dias. (Theologia Cordis, p. 110) Esta espiritualidade é, pois, um modo de sentir e de viver todo o mistério de Cristo como mistério de amor e como presença entre nós e em nós do amor infinito. (Theologia Cordis, 111).

Quem conhece Madre Clélia Merloni, conhece as vicissitudes da vida que a conduziram a uma profunda intimidade com o Coração do Senhor, principalmente com a sua Palavra, sua vida e sua Paixão. Mesmo sabendo que esta espiritualidade é desde sempre vivida na Igreja, sente-se chamada a fundar uma família religiosa com o objetivo de expandir com zelo incansável a devoção ao S Coração de Jesus. Seu ardente desejo é que sua família religiosa seja uma resposta de amor “Àquele que por primeiro nos amou” (cf. Jo 4,10), responda às exigências de reparação para compensar com sua amorosa fidelidade os ultrajes que Jesus recebe e se torne ânsia apostólica pela glória de Deus e a salvação dos homens e mulheres, nossos irmãos.

Intensificando a espiritualidade do Coração de Jesus, a Igreja e em consequência o Instituto se torna em seus diferentes apostolados anúncio de salvação, grito profético de esperança, e testemunho de caridade para que todos conheçam a infinita Misericórdia de Deus Pai, revelada em Jesus Cristo.