Páscoa - tempo de vida nova!

Ir Emilia Buba, ascj

VIVER O TEMPO DE PÁSCOA é deixar-se encontrar pela pes-soa de Jesus. Durante toda a sua vida, Jesus procurou reali-zar a vontade de salvação de seu Pai, na obediência e no amor total. Jesus não cessou de ir ao encontro do homem, para tirar-lhe do pecado e fazer-lhe livre para amar a Deus e ao próximo. Isto lhe trouxe como consequência o ódio de alguns, que o mataram. A maneira de viver de Jesus foi tão agradável a Deus e tão útil aos homens que Deus lhe res-suscitou e fez dele para sempre nossa fonte de salvação, o "Príncipe da Vida" (At. 3,15).

"Humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou grandemen-te e lhe deu o nome que está acima de qualquer nome" (Fl 2,8-9).

Esta passagem de Jesus, da morte à vida nova, chamamos "Mistério Pascal". Este mistério é para nós a salvação, pois plenamente solidário aos homens, Jesus pode acoplar-nos para sempre, Nele, e fazer-nos morrer a nossos pecados na Sua morte, para conduzir-nos à alegria da vida nova na Sua ressurreição. Jesus encaminha-se para a morte, voluntariamente, numa total liberdade, em amorosa entrega aos ho-mens. Somos, assim, convidados a contemplar Jesus Cristo, que, pela sua morte e ressurreição, revela e realiza o plano de amor de Deus: reunir-nos todos como irmãos e nos des-tinar, para além da morte, à comunhão de felicidade com ELE, que é a origem e o fim do ser humano. Páscoa, é tem-po de vida nova! É tempo de recomeçar! É tempo de misericórdia! É tempo de levar a Paz!