Restauração da Igreja avança


A obra da restauração da Igreja Matriz de Santa Felicidade está caminhando e revelando cada vez mais descobertas. Para deixar a comunidade a par do que está acontecendo, nós conversamos com o coordenador do CAEP, José Carlos Casagrande.

Revista Vivendo em Santa Felicidade: Em que fase a restauração da Igreja está?

José Carlos: Nós estamos começando o restauro do telhado do presbitério, que é a parte principal e mais delicada da Igreja. Nós não sabemos precisamente a situação, então vamos abrir para ver se é necessário trocar as madeiras, os vidros e tudo mais.

Revista: O telhado da nave da Igreja está pronto, então?

José Carlos: O telhado da nave principal está pronto e das naves laterais também. Agora só falta o presbitério. Depois disso, nós vamos abrir toda a parte externa de trás do presbitério, inclusive para fazer prospecções com relação à pintura: como vai ser a cor, se é possível atingir a cor original com os materiais que temos hoje.

Revista: Quem passa pelo interior da Igreja já vê algumas áreas raspadas revelando pinturas mais antigas, inclusive na Sacristia. Está se encontrando mais do que se esperava?

José Carlos: Realmente sim. Cada dia é uma surpresa. Porque imaginava-se que se tinha algumas coisas, até por fotos, e graças ao processo de restauração começaram a aparecer imagens das quais não tínhamos relatos. Inclusive estamos fazendo uma pesquisa para ver que imagens eram e se é possível fazer o restauro delas por completo.

Revista: Na parte de trás do presbitério, dentro do Italicus, foi montado um novo anexo, com novos banheiros. Isso começa a ser usado quando?

José Carlos: Nós temos uma previsão de que no máximo em dois meses já estará aberta toda a parte de trás do presbitério, dando acesso aos novos banheiros, que vão ficar provisórios dentro do Italicus. Mas eles são muito bem feitos, e vão ser acessados por um jardim que vai separá-los da Igreja. Não sabemos qual é o tempo que vamos demorar para fazer os banheiros definitivos no novo Centro Pastoral que lá vai ser construído, mas eles vão suprir bem a comunidade.

Revista: E quais são as últimas informações do novo Centro Pastoral?

José Carlos: Nós estamos desenvolvendo os projetos, vendo quais são as necessidades, as possibilidades. O novo Centro Pastoral vai receber um museu, uma biblioteca, um anfiteatro, várias salas de atendimento, salas especiais e dois novos conjuntos de banheiros.

#restauro

PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação