Nova estrutura no Cemitério Paroquial será inaugurada no dia de Finados


No dia 2 de novembro, a Igreja celebra a comemoração dos fiéis defuntos. E, neste dia, faremos a inauguração das reformas realizadas na capela de nosso cemitério paroquial. A data nos oferece a oportunidade de reviver nossa história. Vejamos o que consta em nossa documentação paroquial:

“A morte que nunca cessa de cumprir a divina sentença sobre os filhos do primeiro homem pecador, aparecia inexorável também nesta colônia, e as famílias do atingido ficavam duplamente amarguradas: por ver retiradas do seu lado as pessoas queridas, e por ter que levar o cadáver para o cemitério da cidade. Ficavam privadas do doce conforto de visitar com facilidade os túmulos, de guardar os ossos, e de um dia poder dormir junto a eles o último sono.”

Portanto, surgiu na colônia o projeto de fazer um cemitério próprio e, em 1886, foi executado. A família Smanioto doou o terreno, os colonos o prepararam e o Pe. Cybeo o benzeu no mês de junho.

Infelizmente, o lugar sagrado logo devia ser ocupado por quem menos se pensava, isto é, pela vítima de um grave acidente: foi um certo Giuseppe Boscardin, filho de Luigi, de 22 anos, que, enquanto trabalhava no moinho do seu pai, ficou preso numa roda que o triturou.

O cemitério não possuía metade da área atual e estava fechado com tábuas, chamadas ripas.

Os padres convenceram os colonos da necessidade de tornar a casa dos falecidos mais ampla e decente. E o povo correspondeu, como sempre, para esta bela obra. No dia 1 de novembro de 1897, teve a satisfação de assistir à bênção do cemitério renovado e cercado de muro.

A obra foi avaliada em dez contos de réis e na tarefa se desempenhou louvavelmente a comissão composta pelos senhores: Francesco Zardo, Francesco Boscardin, Domenico Bonato, Camilo Peruzzi, Antônio Paulin e Marco Mocellin.

A história recente é mais conhecida, mas lembro que toda segunda-feira é celebrada uma missa às 16 horas frente à capela do cemitério.

A cobertura e a estrutura de apoio para esta celebração estavam muito deterioradas e foi necessário reformá-las. E, com a ajuda da comunidade, isso foi possível, e estaremos inaugurando as reformas sexta- feira, 2 de novembro.

SERVIÇO - MISSAS DE FINADOS

Missas no Cemitério às 8h, 10h30 e 16h

Missa na Matriz às 19h, com Bênção do Santíssimo


PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação