Retrospectiva: Ano do Laicato dá destaque aos leigos e leigas que atuam na comunidade


Ao longo do Ano do Laicato, a Pascom desenvolveu a série “Quem faz parte da Paróquia”, publicada nas revistas mensais Vivendo em Santa Felicidade. A iniciativa foi uma forma de dar destaque aos leigos e leigas que participam da família da Paróquia São José e Santa Felicidade. Conhecemos um pouco da rotina dessas pessoas que doam parte do seu tempo para o bem comum, a serviço de Deus e da comunidade. Pessoas cujas histórias de vida se misturam com a história da própria igreja.

Nosso primeiro perfilado, Ilton Mengarda, o Tito, faz parte do Movimento de Irmãos. Ele começou seus trabalhos na igreja em 1998 e já passou por diversas outras funções, nas festas da Uva e do Vinho, fez parte da Pastoral Familiar, do curso de noivos, além de fazer parte do Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

Junto com a sua esposa, Célia, são responsáveis pelos encontros do MI, pelos novos projetos de evangelização, e pelas ações comunitárias e sociais junto a arquidiocese. Você encontra a matéria completa na revista do mês de março.

Em seguida, escrevemos o perfil da Dona Carmela, uma senhora de 95 anos que é voluntária na Pastoral da Saúde. Ao longo desses 16 anos da Pastoral, foi desenvolvida uma lista com mais de 100 doentes cadastrados para receber visitas dos agentes, e a Dona Carmela é uma das voluntárias.

Ela entrou na PS por acaso, por meio do convite da Tane, que conhecia o histórico de trabalhos sociais da Dona Carmela, que trabalha há mais de 20 anos como voluntária do Pequeno Cotolengo e da Associação de Caridade da Igreja de Santa Felicidade, além de se dedicar a oficinas e bazares. Você encontra a matéria completa na revista do mês de maio.

Para incentivar os fiéis que moram sozinhos a participar das atividades desenvolvidas pela igreja, conversamos com a Aparecida Vieira, uma das voluntárias do Encontro com Cristo, que aconteceu pela primeira vez em outubro de 2017 com o apoio de algumas Pastorais, juntamente com a Pastoral Familiar.

O Encontro é direcionado para as pessoas que vivem sozinhas, sejam solteiras, viúvas (os) que tem filhos, mas moram sozinhas (os). A partir de então formou-se um grupo que se reúne uma vez por mês, juntamente com a presença do pároco. Nas reuniões acontecem momentos de espiritualidade, descontração, partilha e confraternização.

Em junho foi escrito o perfil da família Garcia. A história deles se mistura com o começo da Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Paróquia São José e Santa Felicidade. A família começou a participar da infância missionária em 2015, por meio da filha mais nova, Gabriely Rocha Garcia (6 anos), que tinha sido convidada a participar da IAM na comunidade Nossa Senhora das Vitórias, em Colombo, que frequentavam na época.

Quando se mudaram para o bairro de Santa Felicidade, sentiram o desejo de propagar a obra de evangelização. Dessa forma, o grupo da Infância e Adolescência da Paróquia foi criado e ganhou o nome escolhido pelo Padre Claudio, “Amigos de Jesus”. O grupo conta com cerca de 13 crianças e adolescentes. Sob assessoria do casal Garcia, bem como a coordenação de Giovanna Rocha Garcia e Gabriel Rocha Garcia. A história completa você pode conferir na revista do mês de junho.

Em agosto fizemos o perfil da Ioreme Strapasson, que, há 16 anos começou na Paróquia como coordenadora da catequese. Atualmente ela é coordenadora da Liturgia e responsável pelo guarda-roupas da Paróquia. A matéria completa você encontra na edição de agosto.

Buscando apresentar as outras duas Capelas que fazem parte da nossa comunidade, fizemos nos meses seguintes os perfis dos voluntários que atuam na Monte Bérico e na São Judas Tadeu.

Em comemoração aos 102 anos da Igreja Nossa Senhora de Monte Bérico, o “quem faz parte da Paróquia” do mês de setembro foi dedicado ao casal Maria Lucia Belleza de Oliveira e Mario Norberto Sevilio de Oliveira. O casal foi acolhido em março de 2004, durante uma Via Sacra e até hoje participam das atividades realizadas na Monte Bérico. Você encontra a matéria completa na edição de setembro.

Em comemoração aos 62 anos da capela São Judas Tadeu, localizada no bairro Cascatinha e inaugurada em 28 de outubro de 1956, o “quem faz parte da Paróquia” do mês de outubro foi dedicado ao casal Cláudio e Regina Parise, que ajudaram na construção da capela como a conhecemos atualmente. O casal começou a participar na capela desde muito cedo. Ambos ressaltam como é importante manter a comunidade e a família unidos por meio da comunhão e da fé.

Além do casal, a sobrinha, Vanessa Parise, e a vizinha da família, Kelly Placha Stival, participam das atividades na capela. Elas são as responsáveis pela Liturgia. Confira a matéria completa na edição de outubro.

A equipe da Pastoral da Comunicação deseja a todos um Feliz Natal com muita luz, união, amor, bênçãos e que a comemoração do Nascimento de Jesus seja um momento de alegria, prosperidade e paz na sua família e na comunidade. Nos encontramos em 2019, até lá.


PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação