O legado de São Vicente de Paulo presente em nossa Paróquia


São Vicente de Paulo nasceu na França, em 1581. No seu tempo, o país era uma potência, porém convivia com graves problemas, como as crianças abandonadas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, não ficou de braços cruzados, mas deixou-se mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais. Esta experiência o direcionou para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão. Depois de dois anos, conseguiu sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero e obras assistenciais. Fundou a “Congregação da Missão”, (padres vicentinos), e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade”, (irmãs vicentinas).

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.

Movida pelo carisma de São Vicente de Paulo, a Associação Vicentina da Caridade de nossa Paróquia é formada por um grupo de voluntárias que trabalham todas as terças e sextas, das 13 às 17 horas.

Segundo Eliane Stival, presidente da Associação, cada voluntária contribui com aquilo que sabe fazer: desde tricô, crochê, costura, bordado, ou até ajudando na organização das doações de roupas e artigos usados para venda. “As produções são vendidas na própria associação, nos dias de funcionamento, e o bazar de usados acontece às terças feiras. A venda dos pijamas confeccionados por elas, vendidos também em algumas feiras que são convidadas a participar, tem sido a principal fonte de renda, depois do bazar de usados”, conta.

A renda de todas as vendas é revertida ao atendimento às famílias cadastradas, com a distribuição mensal de cestas básicas, fraldas geriátricas e medicamentos que não são fornecidos pelas unidades de saúde.

Na época de inverno, são adquiridos e distribuídos cobertores. Eventualmente, são adquiridos colchões especiais e outros equipamentos que se fazem necessários à comunidade carente. As voluntárias também atendem alguns casos de alimentação parenteral (endovenosa) e fisioterapia, além do empréstimo de equipamentos, como cadeiras de rodas, andadores e cadeiras higiênicas.

Quanto maior for a arrecadação, maior será o número de famílias que poderão ser atendidas em suas necessidades.

“As voluntárias da Associação Vicentina de Caridade estão sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida, além de convidarem para tomar um café e conhecer esse lindo trabalho mais de perto”, conclui Eliane.


PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação