Encontro com Cristo reúne pessoas que vivem sozinhas


Há dois anos, o grupo “Encontro com Cristo” reúne-se mensalmente em nossa Paróquia, com o objetivo de integrar as pessoas que vivem sozinhas à vida em comunidade. A Pastoral da Comunicação conversou com Aparecida Vieira e Teresinha Benato, que fazem parte do grupo.

PASCOM - Qual é o objetivo do Encontro com Cristo e como o grupo começou?

O grupo começou em outubro de 2017, com a iniciativa do padre Cláudio, a partir do primeiro retiro. Desde então, todo 4º domingo do mês, das 16h às 18h, nos reunimos, nos alegramos, e temos um momento de espiritualidade com o padre Cláudio.

PASCOM - Como os encontros são desenvolvidos?

Iniciamos com um momento de interação pessoal, que é uma partilha em que conversamos à vontade, um momento livre. Logo em seguida, temos um momento de oração. Nele, às vezes fazemos uma oração partilhada e dinâmicas. Em seguida, o padre Cláudio dá a bênção e dirige um momento de espiritualidade, abrangendo vários assuntos, como Espiritualidade, Psicologia, com uma dinâmica que atrai a todos. Segue-se um novo momento de partilha, quando conversamos sobre o assunto mencionado pelo padre, com a oportunidade de fazer perguntas.

E todos levam algumas coisinhas boas, fazemos uma mesa e temos uma confraternização para finalizar o encontro. E quando temos um aniversariante, comemoramos juntos!

Ficamos bastante à vontade: interagimos, fazemos novas amizades, nos alegramos juntos, partilhamos a vida de um com o outro, e sempre temos a presença do padre Cláudio. Então, é um dia muito bom. Quem normalmente vem, fica; e já cria uma nova amizade.

PASCOM - Quem pode participar?

O objetivo é reunir pessoas que vivem sozinhas, ou seja, que não têm um cônjuge. Tem pessoas que sempre foram solteiras; outras que são viúvas; outras avós, bisavós. Também percebi que ao convidar as pessoas, elas às vezes não entendem ao certo o que é um encontro de pessoas sozinhas, orientado pelo padre. É um momento de espiritualidade, e o Padre Cláudio sempre está presente, ele fica todo o tempo do encontro, do começo ao fim. Uma presença importantíssima para o grupo. Sempre comentamos, no grupo, da realidade do povo que não tem sacerdotes para sequer celebrar a missa, como de lugares que têm apenas 4 missas por ano. É uma grande dádiva de Deus termos um sacerdote acompanhando, conversando, tirando dúvidas; então nosso grupo está muito contente. Em Santa Felicidade surgiu este grupo pastoral, e já no segundo ano são 18 pessoas que participam. Há sempre uma quantidade de pessoas que, por compromissos de família, não podem ir; mas a quantidade de 18 pessoas normalmente se mantém, e sempre aparecem pessoas novas.

PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação