Para nós, quem é Jesus?

21º Domingo no Tempo Comum



“Para nós, quem é Jesus? Quando somos questionados sobre o que pensamos de Deus, da fé, a reação usual é a mesma das pessoas do tempo de Jesus: responde-se citando estereótipos, doutrinas, dogmas. E então, nossa opinião sobre quem é Deus, se Jesus Cristo é Deus ou não, ... ninguém se importa; o essencial é saber o que ensina a Igreja, ir à missa aos domingos, rezar o rosário, fazer o bem, não ter raiva de ninguém.

Receba a licença de bons cristãos! Isso só importa!


Em vez disso, é aqui que estamos errados! Tudo isso é bom e importante, mas não é suficiente. A questão "quem é Jesus para mim", é um convite a fazer esta passagem duma fé recebida e transmitida por testemunhos (pais, catequistas, sacerdotes, professores, amigos…) a uma fé personalizada em Jesus Cristo, da qual também nos convertemos em testemunhas.

Trata-se de reler nossa história, enquadrada no horizonte da salvação, à luz de Jesus Cristo.


“Quem é Jesus para mim?

É uma questão pessoal que implica a minha experiência com Jesus.

Portanto somos convidados a aceitar o desafio de Jesus inserindo nossa experiência na descrição pessoal de Deus, que não aparece no Catecismo oficial, nem hoje, nem nunca.


Nós, num momento ou outro, temos que responder quem é Jesus para mim e o que é que reconheço Nele. Repito, podemos nos contentar em conhecer conceitos e recitá-los sob comando .... Porém, lembre-se que o conhecimento intelectual não coincide com a sabedoria. Essa fica na experiência pessoal. Conhecer Jesus é fazer uma experiência pessoal com ele. Não conhecemos Deus com a cabeça, mas com o coração.


Saber sobre Deus é uma coisa; mas conhecer Deus é algo totalmente diferente!




Pe. Richard GÉRARD, cs


PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

paroquiasantafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2020 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação