São José

Pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e Patrono Universal da Igreja, São José foi escolhido padroeiro da Colônia Santa Felicidade por ter acompanhado a Sagrada Família no caminho para o Egito. Migrante assim como os italianos de Santa Felicidade, São José é tradicionalmente o grande protetor dos imigrantes que deixam sua pátria.

Já nos primórdios de Santa Felicidade, nas procissões, se cantava em volta da Igreja: “Casto esposo de Maria, vos agrade o nosso canto; de nossa alma doce encanto, de nossa alma sois o amor. Pai querido ao vosso trono, nossa crença nos conduz, concedei-nos que morramos entre os braços de Jesus.”

O Evangelho fala pouco de sua vida, mas o exalta por ter vivido segundo “a obediência da fé” (cf. Rm 1,5). Deus nos dá a graça para viver pela fé (cf. Rm, 5,1.2; Hb 10,38) em todas as circunstâncias. São José, um homem humilde e justo, “viveu pela fé”, sem a qual “é impossível agradar a Deus” (cf. Hab 2,3; Rm 1,17; Hb 11,6).

Na história da salvação coube a São José dar a Jesus um nome, fazendo-O descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas divinas. A José coube a honra e a glória de dar o nome a Jesus na Sua circuncisão. O Anjo disse-lhe: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

São José, tal como a Virgem Maria, com o seu “sim” a Deus, no meio da noite, preparou a chegada do Salvador. Deus Pai contou com ele e não foi decepcionado. Que o Altíssimo possa contar também conosco! Cada um de nós também tem uma missão a cumprir no plano divino. E o mais importante é dizer “sim” a Deus como São José. “Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado” (Mt 1,24).

Em nossa Igreja, existem várias representações de São José, como a imagem italiana no presbitério e os vitrais. Confira na galeria!