Congregação Mariana

Nossa Senhora Menina

MISSÃO

A primeira Congregação Mariana no mundo foi fundada em 1563, em Roma. Em 1853 chega ao Brasil, na Bahia, no Colégio dos Padres Jesuítas. Em Santa Felicidade, ela existe desde 08 de setembro de 1936, sob o título de Nossa Senhora Menina. A finalidade das congregações marianas é a santificação dos seus membros e o exercício do apostolado. O congregado mariano deve esforçar-se para viver em estado de graça, adquirir as virtudes cristãs e imitar Nossa Senhora, especialmente na sua pureza, humildade, no amor a Deus e ao próximo. Deve propagar o culto a Nossa Senhora, celebrar com devoção suas festividades. Ele deve venerar a Virgem Maria e Nela confiar como Mãe, reconhecendo, em todas as circunstâncias da vida, que ela ama a cada um de modo especial e com sua solicitude materna acompanha, protege e guia no caminho para Deus.

ATIVIDADES NA PARÓQUIA

Os congregados Marianos da Paróquia São José e Santa Felicidade se reúnem para sua reunião mensal, sempre aos terceiros domingo de cada mês, após a missa das 07h30. A missa do terceiro, quarto e quinto domingo, das 07:30h, é responsabilidade dos Congregados Marianos.

Todo o sábado, às 20:00 h, os congregados se reúnem em família para a reza do Santo terço e discutem a palavra do evangelho. Anualmente realizam peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Os congregados participam ativamente das celebrações da comunidade e também das festas dos Padroeiros e das festas sociais. Também participam das atividades propostas pela Federação dos Congregados Marianos, como retiros espirituais, do Dia Nacional do Congregado Mariano, e festas de confraternização com as demais congregações de Curitiba e região metropolitana.

CONSAGRAÇÃO

No dia da sua consagração, o congregado recebe, das mãos do Padre e perante a comunidade, uma fita azul com a medalha de Nossa Senhora. Todo ano faz-se a consagração de novos congregados. Estas são pessoas da comunidade que recebem convites dos congregados ou que se sentem chamados a servir e venerar Nossa Senhora.

CONTATO

O atual presidente da Congregação Mariana Nossa Senhora Menina é o Sr. Adilceo Ferro.