Pastoral da Saúde

Responsável pela Comunicação: Cícero

Responsável pelas Visitas :  Neide

Definição e Atuação

A Pastoral da Saúde atua junto aos enfermos cadastrados da Comunidade e junto à Comunidade com um trabalho de formação, conscientização e prevenção.

Reuniões

As reuniões são mensais, todas as quintas feiras que antecedem o quarto sábado do mês. Reuniões de formação para os agentes e de retomada do planejamento e avaliação; bem como encaminhamentos das atividades.

Histórico

A Pastoral da Saúde surgiu em nossa Paróquia no ano de 2002, ao término do CETEP – Curso de Extensão em Teologia e Pastoral, promovido pela PUC/PR e realizado em nossa Paróquia com a participação de todas as Paróquias do Setor. Ao longo dos 12 anos de existência, a Pastoral da Saúde sempre contou com um cadastro com mais de 100 doentes que são visitados pelos agentes. Neste período, com a participação de um grupo de 25 pessoas, a Pastoral sempre acompanhou a caminhada da Arquidiocese, fez-se presente no Conselho Local de Saúde, promoveu vários momentos de formação para a Comunidade, assumiu a animação da Celebração das 18 h do quarto sábado do mês, desenvolveu diferentes trabalhos voluntários, dentre outras ações.

Atividades

1 - Visitas aos doentes: Sob a coordenação da Ir. Domitila, regularmente todas as segundas e eventualmente em outros dias da semana e nos finais de semana.

2 – Reuniões mensais: todas quintas feiras que antecedem o quarto sábado do mês. (26/02 ; 26/03 ; 23/04 ; 21/05 ; 25/06 ; 23/07 ; 20/08 ; 24/09 ; 22/10 ; 26/11)

3 – Missa da Saúde: Todo quarto sábado do mês, às 18h;

4 - Serviços voluntários: atendimento psicológico (uma manhã por semana); encontros sobre evangelização e saúde dirigidos à comunidade (uma vez por mês/ toda primeira segunda feira)

5 – Participação e representação da Pastoral junto ao Conselho Local de Saúde

6 - Participação e representação da Pastoral junto ao CPP;

7 - Participação e representação da Pastoral junto a Equipe Litúrgica da Paróquia;

8 - Participação e representação da Pastoral junto a Coordenação Diocesana;

9 - Participação e representação da Pastoral nos velórios e visitas às famílias dos falecidos;

10 - Promoção de noites de formação especifica para os agentes, demais pastorais e outras lideranças da comunidade duas vezes por ano: 21 de maio/15 e 24 de setembro/15.

11- Comunicação do grupo, lembrar dias de reuniões e/outras atividades

12 – Missa de Nossa Sra. De Lourdes, dia 11 de fevereiro às 18h