Pastoral Familiar

Afonso Carlos Shionteck e Janete Maria Miotto Shiontek

Assessor Eclesial: Padre Jonacir Francisco Alessi

DEFINIÇÃO E ATUAÇÃO
A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito a dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. O trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar é amplo e abrangente e seu enfoque principal é promover, fortalecer e evangelizar a família.

REUNIÕES
As reuniões são realizadas toda última quarta-feira do mês as 20:00 na Paróquia. Missas todo segundo Domingo do mês.

HISTÓRICO
A Pastoral Familiar foi estruturada a partir da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II, com base na comunidade diocesana e paroquial. O Papa, contudo, realçou o lugar especial que, neste campo, compete a missão dos cônjuges e das Famílias Cristãs. Em virtude da graça recebida no sacramento do matrimônio, eles devem atuar no seio da própria família com testemunho de vida. Assim, a Pastoral Familiar deve começar no lar, na família, em família, com a família e para a família.

ATIVIDADES
 -Formar agentes de Pastoral Familiar qualificados.
 -Oferecer formação aos noivos.
 -Acolher a toda e qualquer realidade familiar.
 -Unir esforços para que a família Seja, de fato, um santuário da vida.
 -Promover o fortalecimento dos laços familiares nos ensinamentos evangélicos.
 -Incentivar o crescimento da espiritualidade da família.
 -Despertara família para o seu papel educador.
 -Despertar o sentido missionário da família.
 -Oferecer continuo apoio aos casais e famílias.
 -Promover a participação das famílias nos tempos litúrgicos.
 -Promover a articulação entre as pastorais, movimentos e serviços da Igreja em defesa da família.
 -Promover a Semana Nacional da Família