“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! ”

Reflexão sobre a solenidade da ANUNCIAÇÃO DO SENHOR “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! ” « Alegra-te, cheia de graça (kecharitoméne)! » « Faça-se em mim (Génoitó moi). » Como essas palavras, hoje, a salvação entrou no seio da humanidade, através do ventre de Maria. Ela se abriu toda para Deus. Ela fica livremente unida à Obra do seu Filho. «Génoitó moi: Faça-se em mim!». De agora em diante, não existe distância entre o Céu e a terra. O Céu e a Terra, o divino e o humano são unidos. É esta festa que estamos celebramos hoje. Com o anúncio do anjo Gabriel e a aceitação de Maria da vontade, Deus assume a natureza humana – « salvo no pecado». Ele, Deus Onipotente, penetra a existência humana para ser um de nós. Assim eleva-nos à condição de filhos de Deus e faz-nos participantes da Sua natureza divina. Maria é a tenda e o lugar onde Deus vai fazer-Se morada, habitando no meio dos homens. Deus faz a Sua habitação n’Ela, por que não há mais nenhum espaço para o pecado. Por isso Ela é cheia de graça, ou seja, cheia do amor divino. Então, Deus se faz humano para que a nossa humanidade chegue até a Ele e seja divinizada. Alegra-se gente! Nós somos «deuses». Temos a vida divina em nós. Hoje, a Igreja diz-nos que cada um de nós é querido e amado por Deus. Assim como Maria - kecharitoméne», «cheia de graça»-, hoje somos chamados a responder SIM ao projeto de Deus em nossa vida. Cada um de nós temos um dever a cumprir, um caminho a seguir. Aprendamos de Maria a sermos sempre obedientes ao projeto de Deus em nossa vida e colaboremos com a execução deste plano para o bem de todas as pessoas. Hoje, Maria diz-nos que a vida só pode valer se tivermos a coragem da aventura, a confiança de que o Senhor nunca nos deixará sozinhos. Coragem! Tomar o risco—o salto ao decisivo. Mas antes aprendemos a dizer « Faça-se em mim (Génoitó moi). » Alegra-te humanidade! Alegra-te gente! Eis aqui o Emanuel, «Deus conosco» (Is 7,15). Deus abençoe você!

Pe. Richard Gerard, CS