top of page

Cantando in Talian foi um sucesso!


Aconteceu na última semana, em nossa comunidade, o curso de história e língua da cultura "Taliana". Ministrado por dois italianos, foi organizado pelo arquiteto Moisés Stival, membro do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em parceria com a Paróquia São José e Santa Felicidade.

O "talian" e a cultura do Vêneto foram os temas abordados pela professora Giorgia Miazzo e pelo arquiteto Gianluca Parise. Com imagens, vídeos, músicas e muitos debates, os dois mostraram aos participantes como eram as condições de vida dos nossos antepassados na Itália, os motivos para a imigração ao Brasil, as dificuldades de adaptação e sobrevivência nos primeiros anos em nossa pátria e também como, infelizmente, o "talian" foi sendo esquecido pelas comunidades.

A professora Giorgia ensinou e explicou toda a parte linguística e gramatical - algo que encantou a muitos, por ser a primeira vez que se via o dialeto escrito - suas variações na região Sul do Brasil, as diferenças para com o italiano gramatical/oficial além de resgatar muitas palavras e expressões antigas. O arquiteto Gianluca fez todo um resgate histórico das artes, arquitetura e acontecimentos históricos da região do Vêneto, além de apresentar a gastronomia típica, aspectos físicos e culturais que, por consequência, influenciaram diretamente na nossa colônia. Em meio a todo esse debate, os alunos compartilhavam experiências e histórias antigas do nosso bairro e região.

Uma semana de muito aprendizado e enriquecimento cultural!

Conheça mais sobre o trabalho "Cantando in Talian" em http://giorgiamiazzo.com/cantando-in-talian/index.html


bottom of page