Paróquia celebra 300 anos de Aparecida

Pequenina, restaurada, a sua imagem nos ensinou a ser um povo que não sabe esmorecer. E se acaso for ferido, oprimido e esmagado, esquecido e machucado, outra vez reencontrado, nosso povo saberá renascer!

O Hino Oficial da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, composto pelo Pe. Zezinho, apresenta uma mensagem ao povo brasileiro a partir da imagem da Padroeira. Mesmo quebrada, enlame-ada, no fundo do rio, foi pescada e trouxe muitas graças para o povo brasileiro durante os últimos três séculos. Nossa Senhora passou das redes ao coração de milhões de pessoas. A mensagem da música é simples: assim como a imagem de Nossa Senhora renasceu das águas do Paraíba, o povo brasileiro também é capaz de renascer de tantas in-justiças e incertezas. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais tarde chamada de Aparecida, provavelmente foi parar no fundo do rio depois de ter sido quebrada. Na época, um destino digno para imagens quebradas era serem lançadas em rios. Estudos mostram que a imagem de terracota, de aproximadamente 40 centímetros, apresentava mais cores antes de ser quebrada, provavelmente com manto vermelho e azul. Quando encontrada pelos pescadores, já estava sem as cores originais, devido ao longo período em que esteve submersa. A cor atual da imagem se deve, além do lodo do fundo do rio, à fuligem produzida pelas velas e candeeiros acesas pelos primeiros devotos. Em 1978, depois de sofrer um atentado que a reduziu a centenas de pedaços, a imagem foi restaurada por uma artista sacra do Museu de Arte de São Paulo, e a partir de então possui as características atuais.

Entronização da Réplica No dia 12 de outubro, marcando os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira, nossa Paróquia vai receber uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que vai ser entronizada na Capela das Padroeiras durante a Missa Solene.

PROGRAMAÇÃO:

TRÍDUO CELEBRATIVO

09.10, segunda - 19h: O encontro da imagem pelos pescadores 10.10, terça - 19h: Casas para Nossa Senhora 11.10, quarta - 19h: Milagres de Aparecida

QUINTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO 300 Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 18h30: Saída da Procissão do Ginásio do Colégio Imaculada (Via Vêneto) Na sequência, Missa Solene na Matriz com a entronização da réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida