Bosque recebe 15ª Festa Latino-Americana

Festa Latino-Americana em Curitiba 2017

No dia 22 de outubro, no Bosque São Cristóvão, celebraremos a 15ª Festa Latino-americana. Esta festa já tomou grande importância e relevância nesta linda cidade, graças ao protagonismo dos nossos irmãos latino-americanos, que com seus ricos costumes, tradições, expressões de fé e cultura, e a partir de sua mentalidade e disciplina, nos mostram a riqueza da migração e do continente latino-americano.

O mundo hoje respira e transpira diversidade, e o Brasil, o Paraná, Curitiba não são uma exceção. Graças à riqueza da fusão de povos e nações, conseguimos ver, entender e compreender que a diversidade nos enriquece, potencializa e nos desafia a nos reconhecermos como irmãos, e a termos sensibilidade uns pelos outros, como nos fala S. Paulo na carta aos Efésios: “em Cristo não sois mais estrangeiros e peregrinos, antes, sois concidadãos, e membros da família de Deus” (cfr. Efésios 2,19).

“Sonha canta e caminha” é o lema de nossa festa. Os migrantes nunca podem deixar de sonhar, pois os sonhos são a esperança que os leva a deixarem a pátria e dar o primeiro passo para sair, para sonhar e esperar um futuro melhor; Cantar é e sempre será a expressão do coração e da alma, que nas melodias e nas letras dá forma àquilo que está sendo vivido, sonhado e caminhado; Caminhar é uma atividade natural, que nos leva a andar, marchar, procurando e buscando sempre o bem-estar, na aventura do caminho. Os migrantes caminham com esperança, cantam sonhando, e sonham cantando.

O povo latino-americano é reconhecido e em todas partes do mundo, por ser um povo que expressa sua alegria e simpatia nas celebrações e festas. Por isso, todos somos convocados e convidados a nos encontrarmos para celebrar e vivenciar; pois o ser humano, por natureza, é celebrativo e festivo. Precisamos celebrar para dar sentido ao nosso viver.

Nosso fundador, o bem-aventurado João Batista Scalabrini, diz que: “para o migrante, a pátria é a terra que lhe dá o pão” e o Brasil é a nossa pátria. Venha! Vamos nos encontrar e celebrar mostrando aquilo que realmente somos: verdadeiros irmãos, filhos do mesmo Pai e da mesma mãe.