Hora de começar a Catequese? Tire suas dúvidas!

Nos últimos dias recebemos muitos questionamentos sobre como funciona o processo da Iniciação Cristã, conhecido como Catequese.

Fomos até a Pastoral Catequética da nossa Paróquia e elencamos uma série de perguntas e respostas para facilitar a vida das famílias.

Com que idade começa a catequese?

Para iniciar a primeira etapa da Iniciação Cristã I (preparação para a Primeira Eucaristia) em 2018, é necessário que a criança tenha completado 9 anos até 31/12/2017. O valor da inscrição é R$100,00, incluindo o livro, o álbum litúrgico, caderno e Bíblia.

Qual é a documentação necessária para fazer a inscrição?

1. RG ou Certidão de Nascimento

2. Certidão ou Lembrança de Batismo

3. Comprovante de endereço

Para fazer a inscrição das outras etapas, qual é o valor e qual é a idade necessária?

O valor da inscrição para a segunda, terceira e quinta etapas é R$70,00 e não é necessário ter uma idade específica, apenas ter concluído a etapa anterior.

Já para a quarta etapa (na qual as crianças recebem o Sacramento da Eucaristia) e Crisma 2018 (período em que ocorrem as celebrações de preparação ao Sacramento da Confirmação) a inscrição é R$100,00, incluindo a taxa de registro do sacramento, decoração, camiseta ou lavagem de túnicas, vela, lembrança e terço.

Quais são os dias de Catequese?

Catequese de Iniciação Cristã I - Eucaristia (primeira, segunda e terceira etapas)

Terças pela manhã

Terças à tarde

Sábados pela manhã

Catequese de Iniciação Cristã II - Crisma (quarta e quinta etapas)

Terça pela manhã

Sábado pela manhã

Quinta à tarde

Crisma 2018 (quinta etapa de 2017)

Encontros com crismandos e pais nas terças-feiras às 20h na Igreja

Os Sacramentos da Eucaristia e Confirmação, por orientação da Arquidiocese, são realizados depois da Páscoa, depois de finalizadas a terceira e quinta etapas, respectivamente.

O caso do meu filho(a) não se encaixa nesses esclarecimentos. Ele fica sem catequese?

Não. Cada caso é um caso. Venha conversar com a equipe de coordenação da Pastoral Catequética nos horários de funcionamento da secretaria da catequese.

Existe Catequese para adultos?

Existe sim, é o Catecumenato. Em nossa Paróquia, as inscrições abrem em fevereiro/2018.

INSCRIÇÕES DA CATEQUESE 2018

A inscrições para a Catequese 2018 estão sendo feitas durante o mês de novembro, na Secretaria da Catequese, nos seguintes horários:

Terças e quintas-feiras: 8h às 11h

Sábados: 8h às 11h30

Domingos: depois da Missa das 9h30

O prazo termina no final do mês.