Festa da Uva completa 60 anos: confira a programação!

A mais tradicional festa de Santa Felicidade completa 60 anos em 2018.

Durante os três dias de evento são servidos aproximadamente 5 mil quilos de polenta, 5 mil quilos de frango, 4 mil quilos de macarrão e 4 mil quilos de risoto. Além da tradicional gastronomia italiana, os atrativos do evento contam com apresentações folclóricas, musicais, feirinha de artesanato e produtos coloniais. Além da uva, serão vendidos produtos derivados da fruta, como geleias, sucos, cuques e vinhos coloniais.

60ª Festa da Uva de Santa Felicidade

Histórico

A primeira Festa da Uva foi realizada no dia 21 de janeiro de 1959, dia de Santa Inês, após a evolução de uma antiga quermesse realizada anualmente pelo movimento das Filhas de Maria para festejar sua padroeira. Os paroquianos e colonos traziam suas doações, e alguns acabaram doando muitas cestas e caixas de uva, assim a antiga quermesse ganhou o nome de Festa da Uva. O evento foi crescendo a cada ano, e hoje é realizado no Bosque São Cristóvão, espaço da Paróquia de Santa Felicidade destinado a manter vivas as tradições italianas. O rendimento da festa é destinado às obras sociais da Paróquia, manutenção do Bosque, e nesse ano, em específico, para a restauração da Igreja Matriz de São José, principal patrimônio histórico do bairro.

Programação

Sexta-feira (02/02) 18h: Abertura do bosque para visitantes. 20h: Abertura oficial, com a presença de autoridades, distribuição do Suculento Macarrão e apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade ao som de canções italianas do grupo musical I Veneti in Brasile. 22h: Fechamento dos portões. 23h: Encerramento. A cozinha principal fica aberta das 19h30 às 22h30.

Sábado (03/02): 10h: Abertura do bosque para visitantes. 12h: Almoço com pratos típicos preparados pela comunidade: macarrão, risoto, polenta, frango à passarinho, saladas diversas e churrasco, além de salgados, doces, food trucks e artesanato. 13h: Show com o cantor lírico Alberto Battistella. 14h45: Apresentação do Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e convidados. 18h: Show de Moda de Viola com o grupo Fé e Tradição. 20h: Show e baile com a banda Ensaios. 22h: Fechamento dos portões. 23h: Encerramento. A cozinha principal fica aberta das 11h30 às 16h, e das 18h às 22h30.

Domingo (04/02) 9h: Abertura do bosque para visitantes. 9h30: Santa Missa em italiano, com participação do Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade. 11h: Almoço festivo e muita música italiana. 11h: Show com o Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade. 12h15: Show com Acústico do Paraná, com músicas sertanejas e gauchescas. 13h45: Show dançante com I Veneti in Brasile. 15h30: Apresentações folclóricas diversas. 17h: Fechamento dos portões. 18h: Encerramento. A cozinha principal fica aberta das 11h às 16h.