top of page

Padres participam de Assembleia Regional Scalabriniana


Os padres Claudio Ambrozio (pároco) e Luis Espinel (vigário) participaram da V Assembleia Regional da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, que se realizou durante quatro dias (09 a 12 de abril) em Guaporé-RS. Participaram em torno de 120 missionários da Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile e Peru que apresentaram sugestões para compor o ‘‘Instrumento de Trabalho’’ do Capítulo Geral, nas áreas da Missão; Formação e Animação Vocacional; Vivência Comunitária e Vida Consagrada; padres idosos e ordenações na Ásia; Unificação das Províncias, entre outras.

O XV Capítulo Geral ocorrerá de 9 de outubro a 4 de novembro, em Rocca di Papa, em Roma (Itália), com delegados eleitos em mais de 30 países de atuação scalabriniana. Considerado o coração da Congregação, o Capítulo que ocorre a cada seis anos, tem caráter deliberativo e em 2012, decidiu por exemplo, unificar algumas províncias scalabrinianas que passaram a funcionar como grandes regiões.

O Capítulo que segue sugestões colhidas com aproximadamente 700 membros da Congregação, deverá debater as urgências missionárias no atendimento dos novos imigrantes e uma mudança cultural interna, motivada pelas vocações dos países asiáticos. A manutenção da unificação das províncias também será votada em Roma.

A V Assembleia da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes apresentou também os projetos apoiados pela Rede Internacional de Migração Scalabrini (SIMN); as propostas pastorais e de missão nos países da América do Sul, como na Tríplice Fronteira Brasil, Argentina, Paraguai e na fronteira Chile/ Peru, além de contemplar a participação do Movimento Leigo Scalabriniano e de debater a Formação e a Animação Vocacional.

Com informações:

Roseli Rossi Lara - Rede Scalabriniana de Comunicação

bottom of page