top of page

Advento e Natal


Nas rodas de conversa é muito comum ouvir, neste tempo, alguém afirmando: "Já estamos no final do ano! Como foi rápido. Parece que o Natal foi ontem e já estamos novamente em tempo de Advento”.

Isto me faz lembrar um convite que a Igreja sempre nos faz:

1. Lembrar com gratidão o passado;

2. Viver intensamente o presente;

3. Sonhar com esperança o futuro.

1. Lembrar com gratidão o passado. Nossa vida tem sido um receber contínuo de uma chuva de graças: quantos batizados, crismas, primeiras comunhões, casamentos; crescimento dos grupos de pastoral, aprofundamento na fé, festas, celebrações.

Olhando para o passado, podemos detectar também a presença de nossas limitações, egoísmo, rivalidades.... Por isso, também damos graças, pois sempre podemos implorar o perdão de Deus e crescer em santidade na unidade.

2. Viver intensamente o presente. Estamos em clima de Advento e Natal, e isto nos faz lembrar um pensamento do evangelista São João: "Deus tanto amou o mundo, que nos enviou o seu filho. Quem nele crer terá a vida eterna"

Como é gratificante despertar todas as manhãs lembrando que sou uma pessoa escolhida; que Deus me confiou uma missão; que ele permanece conosco sendo nossa força e nossa luz!

3. Sonhar com esperança o futuro. No horizonte da humanidade , e em nosso país, notam-se nuvens escuras. Percebemos que "a crise" não é só uma palavra, mas uma realidade que assusta, causa revoltas e divisões.

Lembremos sempre que o futuro depende também de nós. Somos convidados a viver com esperança, mas também com o compromisso de realizar aqui, em Santa Felicidade, em nossa comunidade e em nossas famílias, o projeto de Deus.

E um belo instrumento que temos para isso são as novenas de Natal.

Tenhamos todos um tempo de Advento marcado pela esperança, um feliz Natal e um novo ano abençoado.


bottom of page