39ª Festa do Frango, Polenta e Vinho será realizada de 07 a 09 de julho

A festa, organizada pela comunidade de Santa Felicidade, é um dos maiores eventos de Curitiba

A Paróquia São José e Santa Felicidade realiza nos dias 07, 08 e 09 de julho a 39ª edição da Festa do Frango, Polenta e Vinho. O evento, que costuma receber em média 20 mil pessoas, acontece anualmente no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, e conta com cerca de 300 pessoas da comunidade que trabalham voluntariamente.

Durante os três dias de evento são servidos aproximadamente 5 mil quilos de polenta, 7 mil quilos de frango, 4 mil quilos de macarrão e 4 mil quilos de risoto. Além da tradicional gastronomia italiana, os atrativos do evento contam com apresentações folclóricas, musicais, feirinha de artesanato e produtos coloniais.

HISTÓRICO

A Festa originou-se devido a um forte período de chuvas no início da década de 1980. O clima atrapalhou a realização da Festa da Uva e uma grande quantidade de uva deixou de ser comercializada. Então surgiu a ideia de produzir vinho e realizar mais uma festa no meio do ano para vendê-lo. A partir daí, consolidou-se como uma festa gastronômica, com a inserção de comidas típicas como frango, polenta, macarronada e risoto.

O rendimento da festa é destinado às obras sociais da Paróquia e à restauração da Igreja Matriz de São José, principal patrimônio histórico do bairro.

PROGRAMAÇÃO 2023

07 de julho, sexta-feira

• 18h: Abertura do Bosque para visitantes

• 20h: Abertura oficial – Presença de autoridades e convidados

• 20h30: Show com “I Veneti in Brasile”

• 22h: Fechamento dos portões

• 23h: Encerramento

Atendimento da Cozinha Principal: 19h30 às 22h30.

08 de julho, sábado

• 10h: Abertura do Bosque para visitantes

• 12h: Almoço com pratos típicos preparados pela comunidade: macarrão, risoto, polenta, frango a passarinho, saladas diversas e ainda o delicioso churrasco de festa. Barracas com variedade de salgados, doces, artesanatos e food trucks.

Atendimento da Cozinha Principal: 11h30 às 16h | 18h às 22h30

Programação artística no Palco Interno:

• 13h: Show com “Beto Battistella” - cantor lírico pop italiano e Emilio Piva nos teclados

• 14h45: “Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade” e grupos convidados.

• 17h30: Show de Moda de Viola com "Grupo Fé e Tradição" e convidada Giulia Foganholli

• 20h15: Show Baile com “Banda Ensaios”

• 22h: Fechamento dos portões

• 23h: Encerramento

09 de julho, domingo

• 9h: Abertura do Bosque para visitantes

• 9h30: SANTA MISSA em Italiano, com participação do “Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade”.

• 11h: Almoço festivo com música italiana.

Atendimento da Cozinha Principal: 11h às 16h.

Programação artística no Palco Interno:

• 11h: Show com “Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade”

• 12h15: Show com “Christian Negrello”

• 13h45: Show dançante com “I Veneti in Brasile”

• 15h30: Apresentações folclóricas diversas

• 17h: Fechamento dos portões