64ª Festa da Uva será de 02 a 04 de fevereiro

A Paróquia São José e Santa Felicidade realiza, de 02 a 04 de fevereiro, a 64ª edição da tradicional Festa da Uva. O evento, que costuma receber em média 20 mil pessoas, ocorre anualmente no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade.

Durante os três dias de evento, serão servidos aproximadamente 5 mil quilos de polenta, 7 mil quilos de frango, 4 mil quilos de macarrão e 4 mil quilos de risoto. Além da tradicional gastronomia italiana, os atrativos contam com apresentações folclóricas e musicais, feirinha de artesanato e produtos coloniais.

Além da uva, a festa conta com produtos derivados da fruta, como geleias, sucos, cuques e vinhos coloniais.

Na barraca das Voluntárias da Caridade, grupo de mulheres que prestam serviço de assistência social, serão vendidos diversos tipos de doces preparados pela comunidade, sendo o carro chefe a tradicional caçarola italiana, receita trazida da Itália pelos imigrantes e preparada até os dias de hoje.

HISTÓRICO

A primeira Festa da Uva aconteceu no dia 21 de janeiro de 1959, dia de Santa Inês. Na ocasião, as participantes do antigo movimento das Filhas de Maria festejaram o dia de sua padroeira vendendo ao redor da Igreja Matriz os produtos que tinham em casa, principalmente a uva. Hoje, a festa é realizada no Bosque São Cristóvão, espaço da Paróquia de Santa Felicidade destinado a manter vivas as tradições italianas. O rendimento da festa será destinado para a restauração da Igreja Matriz de São José, principal patrimônio histórico do bairro.

02 de fevereiro, sexta-feira

18h: Abertura do Bosque para visitantes

20h: Abertura oficial (Palco interno) – Presença de autoridades e convidados

20h30: Show com “I Veneti in Brasile”

22h: Fechamento dos portões

23h: Encerramento

Atendimento da Cozinha Principal – 19h30 às 22h30

03 de fevereiro, sábado

10h: Abertura do Bosque para visitantes

12h: Almoço com pratos típicos preparados pela comunidade: macarrão, risoto, polenta, frango a passarinho, saladas diversas e ainda o delicioso churrasco de festa. Barracas com variedade de salgados, doces, artesanatos e food trucks.

Atendimento da Cozinha Principal – 11h30 às 16h | 18h às 22h30

Programação artística - palco interno

• 13h: Show com Luiggi e Gulin

• 14h30: Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade e grupos convidados