Catequese em Família: uma experiência enriquecedora!


A organização da Catequese em nossa Paróquia começou nos últimos dias de 2020, quando recebemos a Carta Circular com as orientações de Dom Peruzzo. Os especialistas já indicavam que teríamos um longo caminho a percorrer e que a pandemia continuaria a nos trazer restrições de isolamento. A proposta da Arquidiocese para 2021 foi implantar o modelo de catequese nas casas, onde os pais seriam os responsáveis pela catequese dos filhos, com a orientação e acompanhamento dos catequistas.


Os primeiros passos foram dados no final de fevereiro. Com todos os cuidados iniciamos as reuniões presenciais e on-line com as catequistas da Matriz e da Capela Monte Bérico, apresentando a proposta da Arquidiocese e nosso cronograma inicial. Temos hoje 37 catequistas e cerca de 420 catequizandos, entre Matriz e Capela, 22 turmas, trabalhando numa única orientação, com o objetivo de fazer florescer as Igrejas domésticas em nossa Comunidade.


Em março fizemos reuniões online de orientação de pais, com o objetivo de explicar como seriam os roteiros dos encontros que seriam enviados semanalmente.


Importante frisar que a catequese não é on-line, usamos os meios digitais como instrumento auxiliar, mas o encontro catequético só acontece em casa, na família, quando partilham o Evangelho, refletem a Palavra e os ensinamentos de Deus, quando os pais dividem com seus filhos seu amor por Jesus, quando juntos vivenciam sua fé.


Todas as semanas são enviados roteiros para as etapas, com diferentes níveis de reflexão e aprofundamento, ficando a catequista, responsável por acompanhar as famílias e tirar suas eventuais dúvidas. Recebem os roteiros nas terças e devem enviar as tarefas de validação de encontro até a segunda feira seguinte.


Também temos um acompanhamento diferenciado para as famílias que tem mais de filho, em etapas diferentes da catequese. Elas recebem roteiros diferenciados com conteúdos e tarefas adequados às etapas. Desta forma, vamos tentando atender às necessidades das famílias.


Já estamos na segunda semana de envio e a aceitação das famílias tem sido ótima, temos recebido testemunhos emocionantes. Na primeira semana as crianças e adolescentes refletiram sobre a Quaresma, a CF 2021, aprenderam como fazer a ambientação dos encontros, a importância dos símbolos. Fizeram murais e lindas orações da CF e ao padroeiro São José.


Na segunda semana trabalhamos a Semana Santa e Páscoa, em cada etapa refletindo um aspecto, preparando a casa para o Domingo de Ramos, fazendo a Ceia em família, preparando o pão ázimo, lavando os pés uns dos outros, aprendendo em detalhes cada celebração da Semana Santa. Pais e filhos aprendendo e celebrando a fé juntos, em casa. Uma experiência única, com o objetivo de preparação para celebramos a Páscoa de 2021 com um olhar diferente: a Páscoa em Família.


Experiências importantes que as restrições da pandemia nos trouxeram. Tenhamos fé, tudo isso vai passar. A luz do Ressuscitado iluminará nosso caminho, nos dará forças para prosseguir e cumprirmos nossa missão, Família e Catequese, juntos, catequizando nossas crianças e adolescentes.

Este foi sempre nosso compromisso e nossa paixão!


Iracema Longo

Coordenadora - Pastoral Catequética


Confira algumas fotos!


PARÓQUIA SÃO JOSÉ E SANTA FELICIDADE

Missionários Scalabrinianos - Arquidiocese de Curitiba

 

Telefone/WhatsApp: 41 3372 1417

santafelicidade@mitradecuritiba.org.br

Av. Manoel Ribas, 6252 - Santa Felicidade, Curitiba, PR

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon

© 2021 Paróquia São José e Santa Felicidade - Todos os direitos reservados

Desenvolvido pela Pastoral da Comunicação