Dia Mundial das Comunicações Sociais: conheça o trabalho da Pascom em nossa Paróquia

Há 55 anos, a Igreja recorda no Domingo da Ascensão do Senhor o Dia Mundial das Comunicações Sociais, uma oportunidade de valorizar o papel fundamental da comunicação na evangelização. Neste ano, o Papa Francisco apresenta como tema “Vem e verás” (Jo 1, 46): Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. A proposta vem de encontro com a realidade da pandemia, que desafia a Igreja a se renovar, à luz do Espírito Santo, para manter a unidade mesmo quando o distanciamento físico é necessário. Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, o Santo Padre fala de temas da atualidade, como as vacinas contra a Covid-19, além de convocar os comunicadores a gastarem sola de sapato e enaltecer a coragem dos jornalistas.

Em nossa Paróquia, a Pastoral da Comunicação (Pascom) existe desde 2014 com o objetivo de promover a cultura da comunicação na vida da comunidade, colocando-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas. Nos quase oito anos de missão na Paróquia, a Pastoral já realizou inúmeras iniciativas, aproximando a comunidade da vida da Paróquia. Abaixo, confira algumas realizações.

Redes Sociais

A primeira rede social criada pela Pascom para a Paróquia foi o Facebook, em outubro de 2014. Hoje, a página conta com mais de 6 mil seguidores. A comunidade ganhou também uma conta no Instagram (1.400 seguidores) e um canal no YouTube (1.100 inscritos). Além destas redes, a Paróquia São José e Santa Felicidade também está cadastrada na plataforma Issuu, onde são hospedadas as versões digitais dos informativos impressos.

Site Paroquial

No ano de 2015, nossa Paróquia ganhou o site paroquiasantafelicidade.com. Desenvolvido integralmente pela Pascom, a plataforma reúne todas as informações da comunidade: história, notícias, galerias, informações das pastorais e dos sacramentos.

Registros

Outra missão desenvolvida pela Pascom é o registro das belas celebrações realizadas na comunidade. Desde 2014, as principais Missas e atividades não escapam das lentes dos agentes da Pastoral, seja por fotografias ou vídeos. Todos os registros são públicos e estão disponíveis nos álbuns de foto do Facebook da Paróquia e no canal no YouTube. Além disso, a Pastoral contribui no registro da longa história de nossa comunidade, seja por meio de publicações históricas e curiosidades, como na produção de vídeos documentais. Ainda em 2021, a Pascom lançará uma série de vídeos sobre a Igreja Matriz, que completa 130 anos em dezembro.