Homilia - 23/03/2020

QUARTA SEMANA DO TEMPO DA QUARESMA: SEGUNDA FEIRA O funcionário do rei disse: «Senhor, desce, antes que meu filho morra!’» Jesus disse-lhe: «Pode ir, seu filho está vivo». O homem depois de falar com o Mestre acreditou na palavra que tinha escutado de Jesus e se coloca a caminho de casa. No caminho de fé o mais importante é o Crer. Precisa crer antes de Ver. A nossa fé não depende de sinais e fatos prodigiosos. Nossa fé necessita centrar-se definitivamente em Cristo. Precisamos crer na sua Palavra, no que Ele nos diz: tudo o mais realmente é secundário. Por outro lado, Jesus realizou o milagre à distância, sem mover-se de Canaã. A distância não é nenhum problema na hora de ser generoso, porque a generosidade sai do coração e transpassa todas as fronteiras. Assim podemos fazer muito bem à distância, sem ter que estar presentes no lugar onde é solicitada nossa generosidade. Por exemplo, podemos ajudar aos pobres das favelas sem que devamos pôr os pés em suas ruas, através de nossas contribuições a instituições. Hoje em dia é fundamental renovarmos a nossa confiança em Deus. Então, reserve um tempo hoje para pedir ao Senhor que renove a sua fé e confiança em Deus. Assim seremos capazes de enfrentar todas as dificuldades que se apresentam diante de nós. Reserve também um tempo para dar uma alegria a muita gente que está muito distante de nós com uma chamada de telefone, ou um correio eletrônico. Deus abençoe você!

Pe. Richard Gerard, CS