top of page

"Por qual delas me quereis apedrejar?"




Hoje, sexta-feira, o Evangelho nos apresenta os motivos da condenação do Senhor.

Os adversários de Jesus muitas vezes queriam ou tentaram apedrejá-Lo porque entendiam que Jesus afirmava ter uma relação única com Deus.


De fato, em sua entrevista com Nicodemos, que veio vê-lo à noite, ele primeiro fala de si mesmo como o único Filho de Deus. Então não é só uma relação especial, mas também uma única. Ele não só tem uma missão, como dirá que foi consagrado por Deus (10,36) para esta missão, mas também conhece o Pai, conhece seu propósito e conhece seu amor. Esse conhecimento muitas vezes retornará e implica uma proximidade única entre ele e o Pai. Suas obras são as do Pai. Ele repete: Eu não faço nada de mim mesmo (8,28). Suas ações são sinais da presença de Deus nele. Ele compartilha o modo divino de existência.

Em poucas palavras Jesus diz ser Deus.

Por isso os judeus o têm por blasfemo e réu de lapidação.

No fundo, morrerá por dizer a verdade sobre si mesmo, por ser fiel a si mesmo, à sua identidade e à sua missão. Como profeta, apresentará um chamado à conversão e será rejeitado, um novo rosto de Deus e será esculpido, uma nova fraternidade e será abandonado.

No entanto, Jesus se esquiva e deixa o templo e fugirá ao outro lado do Jordão. Ele deve se afastar de Jerusalém e da Judeia: ele vai para a Transjordânia, onde João Batista pregou e batizou e quem realmente acredita Nele o buscará ali dispostos a segui-lo e a escutá-lo.

É um sinal do que os cristãos terão que fazer quando as autoridades judaica recusarão sua mensagem.

Deus abençoe você!

Pe. Richard Gerard, CS

bottom of page