Tradição da Festa da Uva começou com ideia de jovens do bairro de Santa Felicidade

Nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, a comunidade de Santa Felicidade abre a 64ª edição da tradicional Festa da Uva, o maior evento do bairro italiano de Curitiba. Até o domingo, 04, a expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas passem pelo Bosque São Cristóvão para saborear os pratos típicos, ouvir boa música e acompanhar as apresentações folclóricas que caracterizam o evento.

HISTÓRIA E TRADIÇÃO

Uma tradição de mais de 60 anos, passada de geração em geração da comunidade, a Festa da Uva é uma realização da Paróquia São José e Santa Felicidade desde o ano de 1959. O evento é a evolução de uma antiga quermesse realizada anualmente ao redor da Igreja Matriz do bairro para festejar o dia de Santa Inês, a padroeira das Filhas de Maria, que vendiam os produtos que faziam em casa, como bolos, pães e salgados.

Conta a história que, no ano de 1958, as jovens se impressionaram com a quantidade de uvas que receberam das famílias como doação para a festa. Todas se mobilizaram, conseguiram cavaletes, mesas e balança e, em pouco tempo, venderam toda a uva por quilo. Surpresas com o sucesso das vendas, logo procuraram o pároco sugerindo que fosse realizada em Santa Felicidade uma Festa da Uva.

Pioneiras da Festa da Uva na comemoração dos 50 anos do evento

No ano seguinte, a Festa da Uva foi realizada no dia de Santa Inês, 21 de janeiro, descrita nos arquivos da Paróquia da seguinte forma:

“Em ocasião da festa de Santa Inês, a Pia União das Filhas de Maria organizou a 1ª Festa da Uva em nossa Colônia. O movimento foi extraordinário desde as primeiras horas da manhã, aumentando pelas três horas da tarde. Folclore, barraquinhas da uva, rodas, argolas, etc. Os colonos de granjas de uvas ficaram animados e se abriram novas perspectivas para Santa Felicidade.”

Com o passar dos anos, o evento cresceu, mudou de lugar mais de uma vez e agora é realizado no Bosque São Cristóvão, espaço da Paróquia de Santa Felicidade destinado a manter vivas as tradições dos imigrantes italianos.

64ª FESTA DA UVA

A 64ª edição da tradicional Festa da Uva, no próximo fim de semana, deve servir aos visitantes aproximadamente 5 mil quilos de polenta, 7 mil quilos de frango, 4 mil quilos de macarrão e 4 mil quilos de risoto. Além da tradicional gastronomia italiana, os atrativos contam com apresentações folclóricas e musicais, feirinha de artesanato e produtos coloniais.

64ª Festa da Uva de Santa Felicidade

02, 03 e 04 de fevereiro de 2024

Bosque São Cristóvão - R. Margarida Ângela Zardo Miranda, 617 - Santa Felicidade, Curitiba - PR

Ingresso: R$10,00