top of page

O homem pode mudar para melhor!




Pode o homem mudar para melhor? Quantas vezes os homens são classificados em categorias imutáveis. De fato, pensamos sempre que aqueles que estiveram na prisão sempre permanecem criminosos, os políticos são todos desonestos, os chefes são todos exploradores, devemos ter cuidado com aqueles que uma vez mentiram, traíram ou trapacearam, e embora banalizando.


Na realidade, essa maneira de pensar está errada. Os rótulos que se aplicam aos homens são falsos: cada pessoa possui recursos insuspeitos e todos podem mudar para melhor. Jesus acreditou nisso, como mostra sua atitude para com o publicano Zaqueu, cobradores de impostos, para com a adúltera - prostituta flagrada, para com o ladrão crucificado ao lado dele.


No início, eles disseram “não” por sua incapacidade de seguir as exigências da Aliança com Deus. Mas, tendo permanecido razoavelmente disponíveis e famintos por paz e amor, eles começaram mal e gradualmente aprenderam a deixar Deus transformar seu "não" em um "sim" do fundo de seus corações. O encontro com Deus mudou completamente suas vidas.


Sem dúvida, nós também conhecemos pessoas de vida ruim, ladrões e trapaceiros, mulheres que se diziam perdidas: eram considerados irrecuperáveis. Agora eles são convertidos e mudam suas vidas. Acreditaram no amor de Deus, no amor pela vida, que os abriu para um novo futuro.

Também se olhamos dentro de nós, descobrimos que somos todos pecadores perdoados.


Amigos, qualquer que seja nosso passado, por mais pesados ​​que sejam nossos defeitos, tudo ainda é possível. Podemos nos levantar e começar de novo. Não há fatalismo; com Deus, sempre podemos fazer algo novo. Para ele, não há destino traçado de uma vez por todas. Nada é planejado com antecedência. O filho de pais justos, de boa família, pode se tornar um bandido, mas um ser maluco pode gerar um filho justo. Não perdemos nunca a esperança.

Apesar das nossas faltas, dos nossos erros, das nossas mesquinharias, Deus olha para nós e diz-nos como o pai de dois filhos: «Vai para a minha vinha». Porque para Ele ninguém é irrecuperável.

Portanto, é hora de nos convertermos, de mudar nossa mentalidade, de mudar de opinião e começar.


O homem verdadeiro é aquele que é capaz de retificar, de corrigir a palavra falsa com o fato certo; corrigir uma decisão precipitada, um juízo temerário, uma valorização injusta. É aquele que é capaz de mudar de direção, de mudar de vida.

Voltemos à questão de Jesus: quem faz a vontade do Pai? É próprio aquele que muda de ideia, aquele que muda para melhor.


Pe. Richard Gerard, CS

bottom of page